Articulando a educação para que o aluno construa o conheciemento.

25 de abril de 2013


Professores protestam no Paraná

Profissionais reivindicam equiparação salarial e melhoria no atendimento à saúde; mais de 60 mil alunos ficaram sem aulas em Londrina
Professores e servidores das 75 escolas estaduais de Londrina cruzaram os braços, ontem, em manifestação programada da Semana de Defesa da Escola Pública. A paralisação deixou mais de 60 mil alunos sem aulas. Os funcionários se reuniram no Calçadão, em frente ao Banco do Brasil (BB) e seguiram em caminhada até a sede do Sistema de Assistência à Saúde (SAS), na esquina entre as ruas Pará e Souza Naves.

O movimento foi organizado em todo o Brasil e tem uma vasta pauta de reivindicações. Os pedidos vão desde a equiparação dos salários no país até a redistribuição de parcelas do Produto Interno Bruto (PIB) e dos royalties do petróleo para a educação pública.
No Paraná, o APP Sindicato, que representa professores e servidores da educação, pede a aprovação do plano de carreiras dos funcionários, correção do piso salarial em 7,11%, reenquadramento do quadro de aposentados, além de um novo projeto de atendimento à saúde dos servidores.
Segundo o presidente do APP Sindicato em Londrina, Antonio Marcos Gonçalves, a questão da saúde é a mais crítica. “Isso foi alvo de promessas do [governador] Beto Richa ainda durante a campanha. Depois de eleito, ele tem evitado apresentar novos projetos para o atendimento de saúde dos servidores”, apontou.
A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná é de que 90% dos 88 mil professores do Estado - que atendem 1,3 milhão de alunos - tenham suspendido as atividades.
Diálogo
A Secretaria Estadual de Educação divulgou, pela internet, um comunicado no qual aponta que reuniões mensais são realizadas com os profissionais da educação. Tais encontros, segundo a nota, estariam garantindo avanços significativos. “A valorização dos professores é compromisso do Governo com a qualidade da educação”, afirmou a nota.
No final do comunicado, a secretaria afirma que “o diálogo permanente e os avanços na valorização do profissional da educação têm se tornando constante nesta gestão para garantir à população uma educação de qualidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros colegas educadores com este blog tenho a intenção de acrescentar e colaborar com as postagens, são de atividades e pesquisas garimbadas da internet, de outros blogs. Se por ventura encontrar algo que lhe pertence me avise que darei os devidos créditos. Obrigada